O Darwinismo explica ...

31/05/2013 12:07

As afirmações abaixo estão resumidas, retiradas do livro ''A Origem das Espécies''

Temos cóccix

O cóccix, na base da coluna, é um indício de que os ancestrais humanos tinham rabo. Como nem chimpanzés nem gorilas têm cauda, é provável que o rabo tenha desaparecido muito cedo, no ancestral comum entre o homem e os grandes primatas.

 

 

Sentimos arrepios

Em resposta ao medo, gatos, cães e outros mamíferos eriçam o pelo, parecendo maiores diante do inimigo.  A seleção natural removeu os pelos dos seres humanos, mas manteve o mecanismo que os deixa eriçados, causando o arrepio.

 

 

Soluçamos

Os nervos que controlam a respiração já existiam no ancestral que originou mamíferos, peixes e anfíbios.  Girinos, quando respiram por brânquias, fecham a glote para evitar que a água entre nos pulmões.  Sem brânquias e fora da água, o ser humano faz o contrário: abre a glote para permitir a passagem do ar.  Quando nervos e músculos estão irritados, o corpo lembra do passado anfíbio. Puxa o ar e fecha a glote, provocando o soluço.

 

 

Sofremos de apendicite

Em animais cuja alimentação consiste de plantas, o apêndice é bem maior que o humano e auxilia na digestão. Indica que algum ancestral nosso era herbívoro. Para o homem, essa estrutura serve apenas para abrigar infecções.