Planeta recém-descoberto ''completa um ano'' todo dia

21/08/2013 10:18

Enquanto você gasta seu tempo para completar um dia de trabalho ou para ter uma noite completa de sono, uma bola de fogo planetária recém-descoberta completa um ano inteiro.

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) descobriram Kepler 78b, um planeta fora do sistema solar (exoplaneta).
 
Apesar do tamanho parecido com o da Terra, esse planeta dá uma volta completa em torno de sua estrela em apenas oito horas e meia. É como se todo dia fosse ano novo por lá.
 
 
O movimento de orbitar ao redor da estrela, conhecido como translação, leva 365 dias ou um ano para ser realizado pela Terra em torno do Sol. Mas Kepler 78b, localizado a 700 anos-luz da Terra, está muito próximo de sua estrela.
 
Seu raio orbital é de apenas cerca de três vezes o raio da estrela. A estimativa é que sua superfície tenha uma temperatura muito alta, que se aproxima a 2,7 mil ºC. Os cientistas do MIT acreditam que, em um ambiente tão quente, a camada mais superficial do planeta é, provavelmente, derretida. Isso cria um oceano agitado de lava.
 
A partir das medições, os cientistas determinaram que o planeta está a cerca de 40 vezes mais próximo de sua estrela do que Mercúrio está do Sol. A estrela em que o planeta orbita é relativamente jovem, já que gira mais de duas vezes mais rápido do que o Sol.
 
Mais empolgante do que a descoberta do planeta, é que os cientistas conseguiram detectar a luz emitida pelo planeta. Esta é a primeira vez que isso acontece com um exoplaneta tão pequeno quanto Kepler 78b. No futuro, se analisada por telescópios maiores, essa luz poderá dar aos cientistas informações detalhadas sobre a composição da superfície do planeta e suas propriedades reflexivas.
 
A descoberta foi possível a partir de observações feitas pelo telescópio Kepler, da agência espacial americana (Nasa). A pesquisa foi publicada no periódico científico "The Astrophysical Journal".
 
 
Fonte: EXAME